Autoestima & Autocuidado

O autocuidado deveria ser um hábito desenvolvido desde a infância, aprendendo quando criança o quanto é importante buscar o equilíbrio da mente e do corpo. E ao falar em corpo saudável, a ideia não é exatamente sugerir padrões estéticos ou intervenções cirúrgicas como forma de manter-se bem. Na verdade, o propósito é um corpo que esteja funcionando saudavelmente, com mínimos pontos de estresse e bloqueios que o impeçam de se expressar naturalmente.

No momento em que começamos a nos cuidar, a autoestima se revigora. Esses dois pontos estão intimamente ligados, ao mexer em um, provavelmente estará refletindo resultados no outro. Afinal, ao cuidar-se você estará fortalecendo sua autoconfiança. E tudo isso é possível através da conscientização de seu comportamento, alterando rotinas negativas e ajustando seu funcionamento.

Mudanças nem sempre são fáceis, principalmente no que envolve modificar hábitos incorporados por longo tempo. Mas, não são impossíveis de acontecer, alguns vão exigir disciplina e muita força de vontade. Outras mudanças, por mais força de vontade que você tenha em seu depósito de reserva, exigirão que você investigue o que lhe impede. Às vezes são questões emocionais bastante profundas que necessitam de reparação. Por isso, se você deseja melhorar sua autoestima e promover o autocuidado, comece por conhecer a si mesmo.

O autoconhecimento poderá auxiliar em muitos aspectos, nos fazendo conhecer nossa forma de agir e reagir ao mundo. Através dele, podemos compreender como lidamos com as frustações e a partir disso, melhorar nossa qualidade de vida, buscando maneiras mais saudáveis de enfrentar as dificuldades diárias.

Cuide de seu corpo, ouça seus sinais, verifique o porquê de algumas dores, busque um especialista, se for preciso. Trate com carinho este lugar que você mora. Existem inúmeras formas de cuidar do seu corpo, sem que seja necessário muitos gastos.

Pratique uma atividade física e procure por técnicas de meditação e/ou relaxamento que possam aliviar um pouco o estresse. Estas práticas irão também auxiliar a sua mente a soltar-se do turbilhão de pensamentos frenéticos e ansiosos, tão comuns na realidade atual.

Aprenda a zelar por sua saúde (mental, física e espiritual). Perceba que sua autoestima se eleva todas as vezes que consegue fazer algo bom por você. E não se culpe, não é egoísmo tirar alguns minutos ou horas do dia para si mesmo. É apenas a manutenção necessária de uma relação de carinho de você com seu corpo e mente.

Saiba que uma grande transformação se inicia aos poucos, por isso, veja os principais pontos a serem trabalhados primeiro. E então, entre em ação para mudar.

E se você acredita que não conseguirá sozinho, busque ajuda. A psicoterapia pode orientar você nesta busca, auxiliando no processo de autoconhecimento. Na terapia você poderá tomar consciência de seus funcionamentos disfuncionais e alterar a forma de lidar com os problemas que vivencia diariamente, gerenciando melhor seus sentimentos, pensamentos e emoções.🌻


Gostou da nossa conversa? Espero que sim! O blog está sempre de portas abertas para mais reflexões, inspirações e dicas. E se este artigo te fez pensar, te convido a explorar os outros conteúdos que preparei com carinho.

Ah, e se quiser me acompanhar mais de perto, é só me seguir nas redes sociais. Vamos seguir juntas? 🌻✨ Até o próximo texto!


www.deborasabongi.com.br

Instagram @deborasabongi.psi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você, realmente, está sendo gentil com si mesmo?

AUTENTICIDADE - A corajosa escolha de não precisar "sempre agradar"